sexta-feira, 30 de maio de 2014

PECS- Símbolos de Comunicação Pictórica.




A comunicação é uma das características fundamentais do  desenvolvimento humano. Quando essa apresenta déficits, o sujeito fica  privado de grande parte de sua autonomia e  interação social,  consequentemente, seu desenvolvimento fica prejudicado. É o que acontece  comumente com pessoas que tem Transtorno do Espectro Autista.
Nessa  perspectiva,  percebe-se a  importância de existir recursos que possam apoiar o desenvolvimento e   a incluir estes alunos no ambiente escolar.  Nesse sentido,  Sistema PECS  favorece na comunicação e interação entre o aluno e educador formando uma dinâmica de rotina escolar  e concretizar, em sala de aula, a  inclusão de aluno com TEA. Tem seu objetivo centralizado em, apoiar o  desenvolvimento da comunicação  a partir de uma proposta de ação  mediadora.  
 Como sabemos o TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA,   é um distúrbio  do desenvolvimento neurológico e tem    dois domínios: sociais/ déficits de comunicação e interesses fixados e  comportamentos repetitivos.

 Crianças com autismo não chegam a desenvolver uma linguagem funcional e  comunicativa. Não pela incapacidade de pronunciar palavras ou na construção  de sentenças, mas pelos aspectos semânticos da linguagem, na compreensão  dos significados das palavras e na sua utilização social. 
 Nesse sentido, a  Comunicação  Alternativa tem como foco a interação social, com o objetivo de conceber um  meio alternativo de comunicação para crianças com distúrbios neuromotores.
Pesquisas na área do autismo indicam que a comunicação alternativa  contribui para a ampliação da comunicação e desenvolvimento da linguagem  nestes sujeitos, oportunizando que desenvolvam suas potencialidades  comunicativas e favorecendo  na sua integração e inclusão.

Nesse âmbito,  o Sistema PECS (Sistema de  Comunicação por figuras): forma um sistema de comunicação completo e foi originalmente desenhado para criar, rápida e economicamente, recursos consistentes de comunicação. Este é o método de comunicação mais utilizado com autistas, desde os primeiros anos de vida.
Foi originalmente desenvolvido para crianças do espectro autista em idade infantil, mas atualmente é usado por crianças e adultos com perturbações do espectro do autismo e outros diagnósticos que apresentem dificuldades na fala e na comunicação.
O professor do AEE ao utilizar esse  método, está estimulando que   a criança  com autismo  consiga desenvolver a fala ou seja a comunicação, pois esse recurso  tenta responder  as necessidades e desejos, desde os mais básicos aos mais complexos. Os cartões com fotos de objetos que significam coisas que a criança necessite, como: “beber água”, “comer”, “ir ao banheiro” ou “brincar” fazem com que a criança comunique tudo àquilo que precisar naquele momento.
O PECS tem como objetivo ir ao encontro daquilo que atrai as crianças, como alimentos, bebidas, brinquedos, livros. Depois de se conhecerem as preferências da criança são feitas imagens desses objetos que, posteriormente, serão apresentadas e oferecidas a esta. Lentamente, é retirada a ajuda física para apanhar a imagem, para que a criança comece a desenvolver a iniciativa de iniciar a interação, pegando na imagem e entregando-a ao professor do AEE.
Progressivamente, novas figuras serão acrescentadas, ao ponto do sistema ensinar a criança a criar enunciados simples a partir das imagens e de uma sequência de frases.
É fácil de ser aprendido e pode ser usado por pais, professor da sala comum e  o professor do AEE, pois não requer materiais complexos nem um treino técnico. Não requer equipamento de alto custo daí ser uma ajuda tanto dentro da sala comum, Sala de Recursos Multifuncionais e em casa.
Não existem limites para a sua utilização, apenas é necessária criatividade para que este método resulte com sucesso.

Referências:

BEZ. Maria Rosangela. Linguagem e Comunicação. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014.
___________________ Comunicação Alternativa e TEA. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014.
___________________ As Tecnologias como signos na perspectiva da Teoria Sócio-Histórica.  Curso de AEE - UFC. Disciplina: AEE E TGD. 2014.
____________________ Recursos Tecnológicos de Apoio para TEA.  Curso de AEE - UFC. Disciplina: AEE E TGD. 2014.
BELISIÁRIO FILHO, J. F.; CUNHA, P. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão EscolarFascículo 9: Transtornos Globais do Desenvolvimento. P.P .33-40.
BOSA, C. A.  Autismo: atuais interpretações para antigas observações. In: Claudio Baptista; Cleonice Bosa. (Org.). Autismo e educação: atuais desafios. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.













5 comentários:

  1. Lindinalva, você mostra no seu blog a importância do Picture Exchange Communcation System (PECS), que é um Sistema de Comunicação utilizando Figuras, para ensinar pessoas com autismo a comunicarem-se de forma funcional por intermédio da troca de figuras. Parabéns!

    Beijos,
    Rosemary.

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  2. Lindinalva, através do seu relato , pode-se comprovar a importância da utilização do Sistema de Comunicação por Figuras (PECS) como método de comunicação utilizado com autistas desde os primeiros anos de vida, contribuindo dessa forma para ampliar a comunicação e desenvolvimento da linguagem.
    Parabéns pelo texto!
    Lena.

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  3. Excelente material - claro e coeso! Precisamos instrumentalizar os nossos estudantes durante as vivências pedagógicas visando garantir o acesso ao conhecimento para minimizar suas dificuldades e ampliar suas possibilidades e, consequentemente, autonomia.

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  4. Essas ferramentas são recursos de comunicação importantíssimos para com os estudantes com Autismo ou os que apresentam outra deficiência que afeta a comunicação. Eles podem ser confeccionados de forma personalizada através das fotos dos estudantes em situações, o fato de não ter uma resposta de imediato não é motivo para parar de utilizar, pois o tempo de resposta varia de pessoa para pessoa.

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  5. Olá Lindinalva!
    De fato, o PECS é um material que contribui para comunicação de uma pessoa com autismo.
    Abraços fraternais,
    Waldenice

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