A comunicação é uma das
características fundamentais do
desenvolvimento humano. Quando essa apresenta déficits, o sujeito
fica privado de grande parte de sua
autonomia e interação social, consequentemente, seu desenvolvimento fica
prejudicado. É o que acontece comumente
com pessoas que tem Transtorno do Espectro Autista.
Nessa perspectiva,
percebe-se a importância de
existir recursos que possam apoiar o desenvolvimento e a incluir estes alunos no ambiente
escolar. Nesse sentido, Sistema
PECS favorece na comunicação
e interação entre o aluno e educador formando uma dinâmica de rotina
escolar e concretizar, em sala de aula,
a inclusão de aluno com TEA. Tem seu
objetivo centralizado em, apoiar o
desenvolvimento da comunicação a
partir de uma proposta de ação mediadora.
Como sabemos o TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA –
TEA, é um distúrbio
do desenvolvimento neurológico e tem
dois domínios: sociais/ déficits
de comunicação e interesses fixados e
comportamentos repetitivos.
Crianças com autismo não chegam a desenvolver
uma linguagem funcional e comunicativa.
Não pela incapacidade de pronunciar palavras ou na construção de sentenças, mas pelos aspectos semânticos
da linguagem, na compreensão dos
significados das palavras e na sua utilização social.
Nesse sentido, a Comunicação
Alternativa tem como foco a interação social, com o objetivo de conceber
um meio alternativo de comunicação para
crianças com distúrbios neuromotores.
Pesquisas na área do autismo indicam
que a comunicação alternativa contribui
para a ampliação da comunicação e desenvolvimento da linguagem nestes sujeitos, oportunizando que
desenvolvam suas potencialidades
comunicativas e favorecendo na sua
integração e inclusão.
Nesse âmbito, o Sistema PECS (Sistema de Comunicação por figuras): forma um sistema de comunicação
completo e foi originalmente desenhado para criar, rápida e economicamente,
recursos consistentes de comunicação. Este é o método de comunicação mais
utilizado com autistas, desde os primeiros anos de vida.
Foi originalmente desenvolvido para
crianças do espectro autista em idade infantil, mas atualmente é usado por
crianças e adultos com perturbações do espectro do autismo e outros
diagnósticos que apresentem dificuldades na fala e na comunicação.
O professor do AEE ao utilizar esse método, está estimulando que a
criança com autismo consiga desenvolver a fala ou seja a
comunicação, pois esse recurso tenta
responder as necessidades e desejos,
desde os mais básicos aos mais complexos. Os cartões com fotos de objetos que significam
coisas que a criança necessite, como: “beber água”, “comer”, “ir ao banheiro”
ou “brincar” fazem com que a criança comunique tudo àquilo que precisar naquele
momento.
O PECS tem como objetivo ir ao
encontro daquilo que atrai as crianças, como alimentos, bebidas, brinquedos,
livros. Depois de se conhecerem as preferências da criança são feitas imagens
desses objetos que, posteriormente, serão apresentadas e oferecidas a esta.
Lentamente, é retirada a ajuda física para apanhar a imagem, para que a criança
comece a desenvolver a iniciativa de iniciar a interação, pegando na imagem e
entregando-a ao professor do AEE.
Progressivamente, novas figuras
serão acrescentadas, ao ponto do sistema ensinar a criança a criar enunciados
simples a partir das imagens e de uma sequência de frases.
É fácil de ser aprendido e pode ser
usado por pais, professor da sala comum e o professor do AEE, pois não requer materiais
complexos nem um treino técnico. Não requer equipamento de alto custo daí ser
uma ajuda tanto dentro da sala comum, Sala de Recursos Multifuncionais e em
casa.
Não existem limites para a sua
utilização, apenas é necessária criatividade para que este método resulte com
sucesso.
Referências:
BEZ. Maria Rosangela. Linguagem e Comunicação. In:
Curso de Atendimento Educacional Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014.
___________________ Comunicação Alternativa e TEA. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado.
Disciplina: AEE E TGD. 2014.
___________________ As Tecnologias como signos na
perspectiva da Teoria Sócio-Histórica. Curso de AEE - UFC. Disciplina: AEE E TGD.
2014.
____________________ Recursos Tecnológicos de Apoio para
TEA. Curso de AEE - UFC. Disciplina: AEE E TGD.
2014.
BELISIÁRIO FILHO, J. F.; CUNHA, P. Coletânea
UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar – Fascículo 9: Transtornos Globais do Desenvolvimento. P.P .33-40.
BOSA, C. A. Autismo:
atuais interpretações para antigas observações. In: Claudio Baptista; Cleonice
Bosa. (Org.). Autismo e educação: atuais desafios. Porto Alegre: Artes Médicas,
2002.
Lindinalva, você mostra no seu blog a importância do Picture Exchange Communcation System (PECS), que é um Sistema de Comunicação utilizando Figuras, para ensinar pessoas com autismo a comunicarem-se de forma funcional por intermédio da troca de figuras. Parabéns!
ResponderExcluirBeijos,
Rosemary.
Lindinalva, através do seu relato , pode-se comprovar a importância da utilização do Sistema de Comunicação por Figuras (PECS) como método de comunicação utilizado com autistas desde os primeiros anos de vida, contribuindo dessa forma para ampliar a comunicação e desenvolvimento da linguagem.
ResponderExcluirParabéns pelo texto!
Lena.
Excelente material - claro e coeso! Precisamos instrumentalizar os nossos estudantes durante as vivências pedagógicas visando garantir o acesso ao conhecimento para minimizar suas dificuldades e ampliar suas possibilidades e, consequentemente, autonomia.
ResponderExcluirEssas ferramentas são recursos de comunicação importantíssimos para com os estudantes com Autismo ou os que apresentam outra deficiência que afeta a comunicação. Eles podem ser confeccionados de forma personalizada através das fotos dos estudantes em situações, o fato de não ter uma resposta de imediato não é motivo para parar de utilizar, pois o tempo de resposta varia de pessoa para pessoa.
ResponderExcluirOlá Lindinalva!
ResponderExcluirDe fato, o PECS é um material que contribui para comunicação de uma pessoa com autismo.
Abraços fraternais,
Waldenice