Lindinalva Maria da Silva
Recife, 25/08/2013.
Vivemos uma época de descoberta,
de informação, conhecimento e avanços nas tecnologias, apontando um prenuncio
de mudança no comportamento e nova era no educar ou de se trabalhar com criança
que necessita de apoio especializado.
Nesse contexto, vemos as
tecnologias como ferramentas importantes, modernas e atuantes no
desenvolvimento das crianças com deficiências. Assim, temos como suporte
interessante e inovador a Tecnologia Assistiva que proporciona um vasto mundo de instrumentos que patrocina na Sala de Recursos Multifuncionais.
As diretrizes de funcionamento contidas
em normas e regulamentos relacionados ao Atendimento educacional especializado
relacionam diversos recursos materiais e de Tecnologia Assistiva (TA) que são
alocadas nas salas de recursos multifuncionais.
Na Sala de recursos
Multifuncionais, os alunos trabalham com diversos recursos que têm o potencial de melhorar o
desempenho no processo de ensino e aprendizagem.
A Tecnologia Assistiva é um termo
utilizado para identificar todo arsenal de recursos e serviços que contribuem
para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência
e consequentemente, promover autonomia e inclusão do aluno.
A Comunicação Alternativa é
utilizada com criança sem fala ou
escrita funcional ou em defasagem. Recursos como as Pranchas de Comunicação, construída com simbologia
gráfica, letras ou palavras escritas, são utilizadas pelo usuário da CAA
(Comunicação Alternativa Aumentativa) para expressar suas questões, desejos,
sentimentos e emoções.
Incialmente deve-se confeccionar
pranchas de comunicação impressas em papel, onde o aluno aponta para as figuras
e expressa seus, com o intuito de promover sua autonomia e uma vida de melhor
qualidade para a criança.
A CAA auxilia o individuo a
expressar seus desejos, se esta bem, com dor, com fome, além de trabalhar a consciência
do “SIM” e do “NÃO”.
A prancha de comunicação
vislumbra um novo conceito, nos processos de ensinar e aprender e aprender e aprender do professor do AEE e o
aluno.
Modelos de Pranchas de Comunicação:
Fontes pesquisadas:
arivieiracet.blogspot.com/
Olá Lindinalva esse recurso realmente é muito importante para auxiliar o estudante com dificuldade na comunicação. Creio que existem casos onde é preciso que o estudante veja várias vezes as gravuras para fazer associação, principalmente nos casos onde há comprometimento intelectual. fico pensando ainda em como é importante que o professor fique atento para que nos casos onde o estudante consegue falar mesmo que o mínimo, o uso da prancha venha a fazer com que se acomode, cabe ao professor estar sempre observando esses momentos e fazer uma articulação utilizando a fala e estimulando para que ela venha a ser desenvolvida, nos casos onde há essa possibilidade.
ResponderExcluirÓtima pesquisa no seu blog Lindinalva sobre os Recursos de Tecnologia Assistiva. Muito bem colocado seu questionamento sobre o tempo de descoberta em que vivemos, da era da informação e avanços em tecnologias e que podemos contar esse suporte no Atendimento Educacional Especializado ao utilizarmos os recursos da Tecnologia Assistiva , proporcionando ao aluno com deficiência novas oportunidades de aprendizado.
ResponderExcluirLindinalva, concordo com você quando enfatiza que na SRM os recursos selecionados tem a função de melhorar o desempenho no processo de ensino e aprendizagem do aluno. E a prancha de comunicação é um recurso, da tecnologia assistiva, confeccionado para ajudar na comunicação de vários discentes com dificuldade na fala. Parabéns pelo excelente texto.
ResponderExcluirBeijos.
Rosemary.
Esse recurso é de fato muito importante no processo de comunicação dos estudantes que apresentam dificuldade na linguagem e na comunicação, favorecendo também a aprendizagem.
ResponderExcluirSua postagem, mostra que temos a possibilidade de interferir na aprendizagem dos educandos utilizando-se da Tecnologia Assistiva e ajudá-los a superar limites que outrora se tornaria mais difícil.
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