Tangram é um antigo jogo chinês, que
consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1
quadrado e 1 paralelogramo).
Quando surgiu, de
onde veio, quem inventou, são dúvidas que nunca foram esclarecidas sobre esse jogo.
Existem inúmeras lendas sobre a história do Tangram. Dentre elas a mais
comentada é que: um monge chinês deu uma tarefa a seu discípulo, pediu que ele
fosse percorrer o mundo em busca de ver e relatar todas as belezas do mundo,
assim deu para ele um quadrado de porcelana e vários outros objetos, para que
pudesse registrar o que encontrasse. Muito descuidado deixou a porcelana cair,
essa se dividiu em 7 pedaços em forma de quadrado, paralelogramo e triângulo.
Com essas peças ele notou que poderia construir todas as maravilhas do mundo.
De qualquer forma, o tangram é jogado há séculos em todo o Oriente. De lá, o quebra-cabeça chinês se espalhou por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de vários tipos de brinquedos.
O tangram não exige grandes habilidades dos jogadores; basta ter criatividade, paciência e tempo. Durante o jogo, todas as peças devem ser utilizadas; além disso, não é permitido sobrepor nenhuma peça. O mesmo pode ser utilizado em aulas de matemática, uma vez que o mesmo estimula os alunos a desenvolverem a criatividade e o raciocínio lógico, habilidades essenciais no estudo da disciplina.
De qualquer forma, o tangram é jogado há séculos em todo o Oriente. De lá, o quebra-cabeça chinês se espalhou por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de vários tipos de brinquedos.
O tangram não exige grandes habilidades dos jogadores; basta ter criatividade, paciência e tempo. Durante o jogo, todas as peças devem ser utilizadas; além disso, não é permitido sobrepor nenhuma peça. O mesmo pode ser utilizado em aulas de matemática, uma vez que o mesmo estimula os alunos a desenvolverem a criatividade e o raciocínio lógico, habilidades essenciais no estudo da disciplina.
O uso do tangram
permite explorar as formas
geométricas, a lógica, a criatividade,
retas, seguimentos de retas, vértices,
cores, tamanhos e construção de várias
figuras diversificadas.
A utilização desse
recurso no Atendimento Educacional
Especializado permite que o aluno traga a sua vivência cotidiana e que se posicione de forma autônoma e criativa
diante do conhecimento. O mesmo proporciona ao professor do AEE formas diversas para problematizar situação de aprendizagem,
estimulando e incentivando o aluno a se expressar, pesquisar, inventar hipótese e
reinventar o conhecimento livremente. Simbolizando e valorizando conteúdos
advindos da sua própria experiência, conforme seus desejos, necessidades e
capacidades.
A utilização do
tangram perpassa o material concreto, o referido instrumento pode ser
trabalhado no computador com vários jogos instigantes, inovadores e
interativos. Nesse sentido, o tangram é um jogo cheio de artimanha que
impulsiona o professor do AEE a fazer diversas intervenções contextualizada e
significativa na aprendizagem do estudante.
Lindinalva Maria da Silva
Recife, 11/10/2013.
Fonte:
Lindinalva bela escolha pelo jogo tangram. Tenho um jogo CHINÊS (tangram) fabricado por CASTELO EDUCA BRINCANDO que foi do meu filho e o utilizo durante meus atendimentos de AEE, pois é um jogo que proporciona ao aluno um interessante desafio a sua capacidade de perceber e criar figuras através de peças geométricas. Desenvolvendo assim a criatividade, a percepção, a atenção e a imaginação.
ResponderExcluirParabéns! Beijos.
Rosemary
Lindinalva:
ResponderExcluirÓtima sugestão o jogo do TANGRAM. Não conhecia a sua história que você colocou de forma muito objetiva e clara. Confesso que nunca usei , mas vou inseri-lo nos atendimentos do AEE, pois as crianças precisam demais desse estímulo de raciocínio , memória e percepção.
Parabéns pela esolha!!
Abraços, Lena.
Olá Lindinalva, de fato é muito interessante como esse jogo pode ser utilizado proporcionando aos estudantes a criatividade, pois com ele pode-se criar uma diversidade de objetos e também trabalhar as diferentes formas geométricas, e como você colocou o professor pode contextualizar, pedindo ao estudante que visualize objetos semelhantes às peças e os compare!
ResponderExcluirParabéns!
O interessante desse é a sua versatilidade e a sua permanência ao longo dos anos e a sua disseminação nas mais variadas culturas.
ResponderExcluirParabéns!
Bem indicado o Tangran, pois, ajuda o aluno com Deficiência Intelectual a desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico.
ResponderExcluir