quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Análise do Papel do Professor na Sala de Recurso Multifuncional.

Lindinalva Maria da Silva
Recife, 01/08/13.

Análise  do papel do professor  na Sala de Recurso Multifuncional.
O papel do professor na Sala de Recurso Multifuncional (SRM) trata de uma complexidade de fatores, juntamente com uma variedade de atuações e funções. É um profissional responsável e, sobretudo, apaixonado pelo que faz, divulgando seu trabalho, esclarecendo as dúvidas de pessoas leigas.
Esse profissional tem a função de: identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo, ainda com  situações que favoreçam o desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual e que estimulem o conceito cognitivo e da aprendizagem, buscando ferramentas intelectuais que facilitarão sua interação escolar e social.
O professor do AEE deve fazer intervenção intencional para obter sucesso. O trabalho deste deve estar  articulado com as ações do professor da sala comum,  família e toda  comunidade educativa. 
Nesse âmbito, esta junção de informação e formação  deverá contribuir para  o melhor desempenho do aluno atendido para facilitar sua aprendizagem e autonomia, dentro e fora  da instituição escolar, no contexto  social e familiar. 
O  estudo de caso nos subsidia  fatos, conceitos, descobrimentos, reflexões e desafios de provir e estudar soluções/possibilidades de ações para ajudar um individuo  a crescer nas suas limitações alavancando novos caminhos.
Mensurando todos preceitos que um caso nos fornece e ao mesmo tempo que vamos descobrindo,  deciframos ou identificamos meios que tentam suprir e intervir de forma coerente e consciente no desenvolvimento do educando.
Importa ainda reconhecer que o estudo de caso é um traço marcante do profissional docente na sala de recurso, por ser uma prerrogativa que nos revela a realidade de um individuo, a evocação da intencionalidade pedagógica, com interpretação acalentadas com fundamentos  e orientações legais, contextualizadas com fins significativos.
O acompanhamento do AEE se organiza a partir de um plano de atendimento educacional especializado que o professor deve elaborar com base nas informações obtidas sobre o aluno e a problemática vivenciada por ele através do estudo de caso, visando à superação de atitude e de dependência que comumente o aluno com deficiência intelectual apresenta em situações em que ele é desafiado.
O plano do AEE promove uma visão de uma situação/problema, proporcionando  uma mudança  expressa de comportamento, recebendo interferência de vários fatores – intelectual, psicomotor, físico, cognitivo, social e emocional. A partir dai vai tecendo sua rede de saberes, provendo a interação do aluno com o meio social, determinando suas ações, suas reações, enfim suas práticas sociais. Essa proposta é possível na medida em que ocorre a promoção de situações diversificadas que permite ao aluno se expressar livremente no meio onde esta incluindo.

8 comentários:

  1. Muito bom o seu texto Lindinalva,realmente a função do professor do AEE em identificar, elaborar, produzir e organizar serviços e recursos pedagógicos, visam sobretudo uma melhor integração e adaptação do aluno ao ambiente escolar.
    Abraço, Lena Amaral.

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  2. Seu texto corresponde e está mostrando como se deve atuar na de SRM,parabéns e continuemos a estudar compreender o funcionamento de como se dá educação e inclusão de qualidade.Mudança de paradigma é o que está precisando no nosso país.

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  3. Lindinalva, parabéns pelo texto. Nele você aborda, com clareza, o papel do professor do AEE, a importância do estudo de caso para a elaboração do plano do AEE, e como esse plano contribui para o desenvolvimento dos alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais.
    Beijos, Rosemary.

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  4. Lindinalva, seu texto é bastante objetivo, claro e coeso; O mesmo aborda de forma contundente a relevância do estudo de caso sobre o plano do AEE e consequentemente sua colaboração para o progresso dos alunos da Sala de Recursos Multifuncionais.
    Xero, Katiçuane Peixoto.

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  5. Olá Lindinalva, parabéns pelo texto que aborda com clareza o papel do professor, concordo que a interlocução com o professor da sala comum não deve ser deixado de lado, mas precisa ser constante,para que juntos possam contribuir para o desenvolvimento do estudante.

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  6. Excelente texto Lindinalva, realmente o estudo de caso é uma ferramenta importantíssima para que se possa fazer um plano que venha beneficiar o estudante Parabéns!

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  7. Olá Lindinalva, você abordou de forma clara o papel do professor do AEE como elemento articulador entre aluno,professor da sala comum,e demais profissionias da escola o que é de fundamental importância para o devido atendimento educacional inclusivo. Parabéns!

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  8. Parabéns Lindinalva!!! Muito bom seu texto, você relatou bem o papel do professor no AEE.
    Abraços!!!

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